O leite materno e a pega correta.



A produção do leite materno ocorre a partir da 20ª semana e com a ação de dois hormônios: ocitocina e prolactina. A ocitocina atua antes e durante a mamada para o leite descer. A prolactina atua a partir da saída da placenta, mas logo ela cai e só com a sucção do bebê os níveis se elevarão. É importante para um boa produção de leite,a tranquilidade da mãe, beber 3-4 litros de líquidos, estimular a sucção com amamentação em livre demanda, entrar em trabalho de parto, olhar para o bebê e pensar nele, e confiança.Além disso em caso de pouco leite pode usar bomba para retirar leite nos intervalos das mamadas, deixar o bebê esvaziar bem as mamas,amamentar a noite e em último caso pode recorrer a medicações.

Até o 3º dia pós-parto aparece colostro rico em defesas, água, proteínas, de cor amarela e viscoso. Por volta do 7º dia temos a apojadura(descida do leite), com um leite de cor branca,diluído, chamado leite de transição.Com a apojadura a mulher pode sentir contrações uterinas ou uma grande e repentina sede.O estresse, a dor e sentimentos desagradáveis podem inibir o reflexo da produção do leite (SBP).O leite maduro, mais consistente, surge por volta do 15º dia, com mais gordura, e contendo mais de 200 substâncias. Este tipo de leite apresenta-se de duas formas: o leite anterior( de inicio da mamada) que é diluído e hidrata e e o leite posterior(do meio para o final da mamada) rico em gordura e que sacia. 

"Amamentar é um processo natural, mas requer técnica!‘’(Dr.Moisés Chencinsk). Essa frase exemplifica exatamente o que é a pega correta, uma técnica que deve ser aprendida pela mãe e ensinada ao bebê. Esta é a forma como o bebê deve abocanhar o seio,e ajuda muito a amentação. A baixo temos como favorecer essa pega correta:

•  Pegar o seio com a mão em “C”

•  Para abrir a boca tocar o mamilo nos lábios de baixo pra cima e afastar.
•  Os lábios devem estar virados para fora.
•  Mais aréola visível abaixo do lábio inferior do que acima do lábio superior.
•  A língua tem que estar para baixo junto ao lábio inferior.
•  O queixo do bebê encosta na mama.
•  A cabeça do bebê deve ficar apoiada.
•  Para retira-lo do seio, colocar o dedo mínimo na lateral da boca.


Compartilhe:

Comentários