Segundo a ANEP( Associação
Nacional de Educação Pré-natal), a educação pré-natal é um conjunto de ações voltada para a prevenção de
doenças/desequilíbrios através da preparação do casal no período do pré-natal ou até mesmo antes.
Essas ações podem ser: apresentação de temas, discussão sobre emoções e opiniões, atividades práticas facilitadoras, elaboração de plano de parto, e estimulo a auto estima e confiança da gestante. O conteúdo dos diversos temas é sempre baseado em evidencia cientifica a fim de que se possa fazer escolhas informadas exercendo uma maternidade consciente.
A educação pré-natal tem um papel essencial na vida das gestantes e sua família.Inclusive o Ministério da Saúde recomenda a preparação do casal para o parto para que possam ter a possibilidade de vivenciar uma experiência positiva e a mulher sentir-se protagonista do processo.
Muitos são os
benefícios para a mulher, o casal, o bebê, são eles: multiplicação do conhecimento; educação e conforto para os pais, familiares e crianças; melhora da experiência da
mulher durante o trabalho de parto; possibilidade de um trabalho de parto menos
extenuante; promoção do protagonismo da mãe e da família no cuidado; tranquilidade no cuidados com o bebe e consequentemente uma melhor vinculo mãe-pai-bebe;
facilita o êxito no aleitamento materno; maior controle e resolutividade frente
as situações entre vários outros.
O sonho de todas as mães é ter com o seu filho o mais estreito vínculo e poder sempre oferecer a ele o que há de melhor. (ANEP)