Modificações e desconfortos da gestação.



    Com o desenvolvimento da gestação, algumas modificações normais ocorrem, em todas as mulheres e em toda gestação, tanto no funcionamento dos sistemas (fisiologia), quanto nas estruturas do corpo (anatomia), e algumas dessas modificações geram também desconforto para a gestante.

  Na fisiologia temos o aumento da produção progesterona, estrogênio, relaxina, prolactina, androsterona; aumento do fluxo sanguíneo em 40%; consumo de 20% mais de oxigênio; diminuição da concentração de uma proteína do sangue (hemoglobina); queda da pressão arterial; o sangue fica mais espesso; relaxamento dos ligamentos; aumento da pigmentação da pele. Na anatomia ocorre o aumento do tamanho do útero e seio; o coração aumenta de tamanho e desloca para cima e esquerda; deslocamento dos órgãos abdominais; a coluna se curva para dentro (lordose); eleva-se o diafragma e o tórax expande.

   Os desconfortos se modificam com o passar dos trimestres, eles variam de mulher para mulher e de gestação para gestação, alguns são mais comuns que outros afetando mais mulheres. Abaixo seguem os desconfortos comuns de cada trimestre.
   1º trimestre: necessidade de urinar com frequência; náusea com ou sem vômito; sensibilidade e aumento dos seios; instabilidade emocional; tontura ao levantar-se; hipoglicemia; azia, prisão de ventre; cansaço e sono.
   2º trimestre: sangramento de gengiva ou nariz; varizes, edema, hemorroidas, constipação; alteração pigmentação pele; frustação, esquecimento,distração, e ansiedade.
  3º trimestre: dificuldade no sono; falta de ar; câimbras; contrações de ensaio; dor nas costas; incômodo e dolorimento nas nadegás e bacia; urinar com frequência; irritabilidade, ansiedade, apreensão quanto a saúde do bebe.

Obs: dicas de como aliviar esses sintomas nas redes sociais.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários