O desenvolvimento do feto.

       

     Ao final da 4ª semana o embrião tem apenas 2 semanas de vida. No inicio   ocorrem as divisões celulares com o embrião se fixando no útero em 10 dias e ao final do mês já há batimento cardíaco. O embrião é do tamanho de um girino, e tem o coração e um cérebro primitivo.

      Entre a 5ª -8ª semana o embrião mede 2 cm e pesa 10 g ao final do mês, os braços e pernas ao fim do mês já existem. Todos os principais órgãos já estão formados, e ele já se movimenta. Da 9ª -13ª semana o feto chegará a 6- 8 cm e 40 g até o fim do mês, estará do tamanho de uma maçã. A genitália externa esta bem desenvolvida, as papilas gustativas da boca desenvolveram-se e o reflexo da sucção também. 

     Entre a 14ª -17ª semanas o bebê mede 10 cm e pesa 140g ao final do mês. Começa a desenvolver mais reflexos, até 16ª semana seus órgãos estarão desenvolvidos e a placenta está em plena atividade. Ele já movimenta braços e pernas ao final do 4º mês. Com 18ª até 22ª semanas o feto esta com 20-25 cm e cerca de 500g ao final do mês. O feto ganha mais atividade e começa a fazer movimentos intensos sendo percebidos pela mãe. Os ouvidos já reconhecem certos sons. Consegue variar expressões faciais, tem momentos de inatividade.
      
    Entre a 23ª - 27ª semana o feto tem 30 cm e 900g ao final do mês. Ele desenvolveu uma boa pegada, ocorrem soluços, os olhos podem abrir e fechar. Na 28ª -31ª semana o bebê pesa 1.500 g e está com 40 cm.  Os cabelos começam a crescer, o crescimento do cérebro é considerável e os pulmões começam a funcionar, embora ainda imaturo.

     Pela 32ª-35ª semanas o bebê mede 45-50 cm e pesa 2.500g, sua aparência é mais rechonchuda e menos enrugada. Diminuem os chutes fortes e contorcerá mais. Os pulmões estão quase maduros. Há períodos de sono profundo e despertar de maior ou menor intensidade. Por fim, entre a 36ª -40ª semanas cerca de 5cm se acrescem a estatura e 1200 g ao peso até o nascimento. O encaixamento do bebe na pelve ocorre por volta de 38 semanas em mulheres de primeira gestação. 

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários