A prática do exercício físico regularmente pela gestante, pode promover muitos benefícios e evitar doenças, além de não haver evidências de efeitos negativos para o feto e/ou recém-nascido com a prática de intensidade leve a moderado. (ACGO 2002)
Os benefícios da prática de atividade física são inúmeros, tanto para a mãe quanto bebê. Proporciona mais energia, melhora sono, fortalece músculos, reduz dores costas e outros sintomas da gestação, diminui o número de intervenções no parto, recupera mais rápido a forma no pós-parto, prepara para o trabalho de parto, ajuda na dor, reduz risco de parto prematuro e tem efeito protetor contra pré-eclâmpsia e diabetes. Os riscos de não praticar são diabetes, dores lombares, hipertensão, trombose, ganho de peso excessivo.
Pode ser iniciada a partir do 1º trimestre, após liberação médica e a gestante deve escolher uma modalidade que agrade e que consiga aderir. Se a mulher já fazia exercício antes da gestação deve ser adaptado sua frequência, intensidade e as vezes o tipo, no caso das sedentárias deve iniciar com 15 minutos e ir aumentando 5 minutos a cada semana. O ideal é que se faça combinado exercício aeróbico, de fortalecimento muscular e alongamento durante a semana.Devem ser evitados exercícios de alto impacto com risco de queda/trauma abdominal e esportes de contato. Interrompa a prática de atividade física caso ocorra algum sinal ou sintoma diferente como sangramento, falta de ar, diminuição movimentos fetais, perda de liquido pela vagina e aumento de contrações.
Abaixo seguem as recomendações da ACGO- USA para uma boa prática de atividade física na gestação:
· Realizar 30 minutos, 5 x na semana( 150 minutos)
· Não ficar deitada ou em pé muito tempo.
· Controlar a frequência cardíaca entre 135 e 150.
· Hidratar-se, alimentar-se antes, durante e depois.
· Fazer aquecimento antes e alongamento após.
· Após 4º mês não fazer exercícios deitada de costas.
· Evitar exercícios de peso, projeção e pulos.
· Roupas leves, bom tênis, ambiente ventilado e piso antiderrapante.
· Pilates, Ioga, Kegel, caminhadas, natação, hidroginástica.
*ACGO- USA :American College of Obstetricians and Gynecologists