Os saltos no desenvolvimento.

   


   Os saltos no desenvolvimento são fases que ocorrem em algumas idades, onde há mudança no sistema cognitivo, e maturidade no sistema neurológico. O bebê descobre uma nova habilidade, dependendo da idade,seja motora, de linguagem, cognitiva, socialização (sentar, pegar um objeto, emitir sons, rolar).

    Do 1º mês até 17º mês ocorrem saltos de desenvolvimento, mas alguns são mais perceptíveis como o de 3, 6, 9 meses em média. Acontece em duas etapas, a primeira uma crise em média 2 semanas antes de ocorrer o salto, com mudança de comportamento, o bebê se sente perdido, angustiado, mais carente, irritado. Quando ele adquire a habilidade, ocorre uma segunda etapa onde volta ao comportamento normal, mas querem praticar direto sua nova habilidade e por isso a rotina já estabelecida pode ser alterada. Como exemplo,ele pode mamar/comer menos e já se saciar ou precisar de mais comida/leite, alterar o sono, os horários mudarem. Os saltos demonstram que seu bebê se desenvolve bem, o início pode variar de bebê para bebê bem como a reação e a duração deste momento. Algum salto pode ser mais intenso que o outro e em alguns casos os pais nem percebem alterações nos bebês.  


   É preciso ter paciência nesse período e dar mais colo, massagens, além de observar com mais atenção as necessidades dele, entender que com uns dias irá passar, e tudo voltará ao normal, na verdade eles estará mais feliz e com uma nova habilidade!

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários