Características, vínculo e choro do bebê.

  


  Algumas características do bebê como o soluços, espirros, muco nasal, olhos vesgos, fezes esverdeadas, pele do pênis não retrai nos meninos, inchaço da vagina e secreção sanguinolenta, parte mole na cabeça são comuns. Cravinhos, manchas avermelhadas, descamação pele, pele amarela, cabeça pontuda, mancha escura perto das nádegas, e secreção de leite podem ocorrer ou não. Não é necessário preocupação, pois não oferecem riscos.

   O vínculo é um laço afetivo que uni os pais ao bebê e deve ser construído desde a gestação, pois é um processo. É importante que esse vínculo seja formado também com o pai, e estimulado também após o nascimento. A mãe pode não sentir aquele afeto imediato ao nascer, isso é completamente normal, às vezes é preciso um tempo para contato e conhecimento de ambos. O que ajuda a favorecer esse vínculo é amamentação, banho, o olhar, shantala, contato pele a pele.

  O choro do bebê é sua forma de comunicação e o que garante sua sobrevivência. Existem vários tipos de choro, que uma mãe como o passar do tempo irá conseguir distinguir e saber o motivo. Os motivos principais são: fome, fralda suja, calor/ frio, necessidade de contato, dor, sono. Abaixo seguem dicas  que pode ajudar nesse momento de choro:
  • ·  A dica primordial é controlar a ansiedade, pois o bebê consegue perceber e fica mais difícil controla-lo.
  •     Atenda-o prontamente (não o deixe chorar) caso contrário isso prejudica a saúde emocional dele.
  •     Acalme o bebê antes dando colo, contato pele a pele, enrolando em um pano, faça chiado contínuo ou secador ou música.
  •     Não balance o bebê, irá agita-lo ainda mais.
  •     Identificar o motivo do choro ou qual tarefa está no horário.
  •     Dê banho ou amamente ou  troque fralda, ou shantala, ou mude roupa ou o clima do ambiente, coloque para dormir ou simplesmente dê colo.



Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários