A higienização do bebê.

   

  Os produtos para higienização do bebê devem ser próprios para bebê, pois contém pH adequado e são hipoalérgicos. A falta de higienização adequada no incomoda-o, pode dar dermatites, infecção, e o excesso de limpeza irrita muito a pele que é tão sensível. Abaixo temos considerações sobre as formas de higienização do coto umbilical, boca, região genital e corpo do bebê.
    O coto umbilical deve ser limpo com álcool a 70% e cotonete após o banho com movimentos circulares e firmes. Essa região pode ser  manipulada pois o bebê não sente dor. Não é preciso cobrir o coto, inclusive a fralda deve fica abaixo do coto. Se houver vermelhidão e pus, comunicar ao pediatra. A boca do bebê também deve ser limpa após cada mamada deve-se usar fraldinha de pano ou gaze umedecida com água filtrada e passar na gengiva, principalmente após a mamada noturna. A dedeira pode ser usada com pasta de dente especifica (ver com odontopediatra) assim que nascer o primeiro dentinho.A região genital, bumbum e virilha deve ser higienizada no momento da troca de fralda, que dever ser feita sempre que tiver muito xixi, ou sempre que tiver fezes inclusive a noite. O material deve estar a mão antes de iniciar; limpar com algodão embebido em água morna ( trocando várias vezes o algodão,no sentido de cima para baixo e se tiver cocô pode usar sabonete); e secar; após isso passar fina camada de pomada preventiva para assaduras. O uso de lenço umedecido deve ser em casos de passeio.
     O corpo deve ser realizada no banho de banheira, um único banho rápido de 5 minutos, o horário preferível de dia, mas pode ser a noite também, mas no mínimo 1 hora após a mamada. Pode ser dado um segundo banho sem sabonete a noite no intuito de relaxar ou aliviar o calor no balde ou banheira. Sabonete deve ser neutro e hipoalérgico próprio para bebê. Shampoo, perfumes e cremes só usar por volta de 6 meses. Os passos para o banho são:

1)separar todo o material, fechar janelas, retire anéis e lave as mãos;
2)encher a banheira com água até a altura do umbigo do bebê. Teste a água com o dorso do braço antes(deve estar morna);
3)no trocador tirar a roupa e a fralda e limpe-o se tiver cocô antes de colocar na banheira;
4)na banheira coloque-o com a cabeça mais alta que o tórax e lave o rosto só com água e a cabeça com sabonete;
5)Lave o tórax, braços, genital e pernas;
6)Virar o bebê de costas e lave costas e bumbum; 
7)Secar sem esfregar em todas as dobrinhas.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários