Aspectos da mulher no pós-parto.



Após o nascimento do bebê ocorre um período de transição entre a gravidez e o pós-parto, e isto trás mais mudanças do que somente o bebê. No aspecto físico a mulher apresentará um corrimento sanguinolento (lóquios) e dores abdominais com as contrações do útero para regressão. Dependendo de alguns fatores podem aparecer outros sintomas como: exaustão, dificuldade de urinar e evacuar, desconforto ao andar e sentar, suor noturno,dor na cicatriz da cirurgia.

No aspecto emocional a mãe nesse processo de adaptação a chegada do bebê, pode ter algumas preocupações, sentimentos ou alterações de humor que são normais para esse período. Podem surgir sentimento de culpa e decepção; raiva do bebê pelas abdicações; medo de não ser boa mãe;insatisfação com o corpo; sensação de perda com o nascimento do bebê; frustração com a experiencia do parto. Um novo membro na família trás novos papeis, relacionamentos e responsabilidades, altera a relação com o cônjuge,  e pode trazer ressentimento e ciúme do pai para a criança. 


No aspecto nutricional, a mulher que está amamentando, deve ingerir 500 calorias a mais, aumentar a ingesta de cálcio, beber 3 litros de líquidos, evitar gordura e açúcar, também é proibido álcool, nicotina, cafeína e adoçantes, bem como o uso de suplementos vitamínicos e medicamentos só com indicação de profissional. Em relação ao peso este deve voltar ao peso anterior a gravidez no mínimo 6 meses, mas a maioria demora 2 anos. Em geral 35% das mães ficam com 2kg a mais, e 25% ficam com 5kg a mais. 

É fato que com a chegado do bebê todos se voltam para ele, principalmente a mãe, mas é preciso que ele cuide-se também, durma, seja poupada de preocupações e esforços, alimente-se bem e se atente apenas com o seu bem- estar e do bebê, isto favorece o vinculo, a amamentação e a recuperação da mulher.












Compartilhe:

Comentários