A cólica do recém nascido.





    A cólica do bebê geralmente inicia-se aos 15 dias de vida e pode se estender até 3º mês, é ocasionada pela imaturidade do sistema digestivo e é totalmente normal que ocorra. Apenas 30% dos bebês apresentarão, e ainda há os que passam por essa fase rapidamente.

    Algumas características indicam que o bebê esta com cólica como: choros contínuos e estridentes,não aceita mamar, face de dor e vermelhidão no corpo, encolhimento e estiramento das pernas, mãos fechadas. O final da tarde é um horário tipico de cólica. É muito importante a mãe não se desesperar pois precisa estar disponível física e emocionalmente para seguir algumas medidas que podem ajudar como: colo, compressas mornas, banho de ofurô, sling, colocar o bebê de bruços no seu braço,massagem em círculos na barriga no sentido horário, musicoterapia, movimentar as pernas como se andasse de bicicleta. Existem ainda medicações(consultar pediatra).


   É comum algumas mães notarem que quando comem alguns alimentos estimulantes ou que fermenta os bebês tem cólica, isso ocorre pois alguns alimentos causam gases/irritação que por consequência geram cólica. mesmo assim ainda não existe comprovação cientifica de que algum alimento cause cólica, portanto não é preciso a mãe fazer restrição preventiva de alimentos. Recomenda-se apenas que se a mãe notar a relação de ingesta de algum alimento com cólicas no bebê, ai sim deve restringir. 

Compartilhe:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Oi Kadja! Tenho acompanhado seus posts e adorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilia. Fico feliz em saber!😊
      Continuarei fazendo o meu melhor.

      Excluir

Comentários