Primeiros socorros em bebês

   Alguns acidentes podem ocorre com bebês e é necessário que os pais e cuidadores mantenham a calma e saibam executar alguns procedimentos. Os casos mais comuns de acontecer até 1 ano são engasgo/sufocamentos; queimadura; quedas; intoxicação; afogamento; choque.
    No caso do engasgo/sufocamento não colocar o dedo pra retirar objeto e nem fazer respiração boca-a-boca, você deve fazer a manobra de Heimlich ( imagem 1 e 2), se ele demorar a voltar a respirar, chame o 192, deite o bebê e faça massagem cardíaca( imagem 3). 

    No caso de queimadura lave o local com água fria e corrente por um tempo, depois coloque compressas úmida e frias e leve direto ao hospital. O mais importante nesse caso é não tentar descolar tecidos grudados e não passe nada no local. Em caso de quedas observe se há sinal de fraturas, pode-se comprimir o local com pano se houver sangramento e depois colocar gelo. Leve imediatamente ao pronto socorro se: seu bebê tiver menos de 3 meses, se estiver desacordada, convulsão, vômitos após queda, sonolência excessiva. Mesmo se não tiver esses sinais observe seu filho nas próximas 24 horas. 
    Na intoxicação não provoque vômito ou dê qualquer substância para a criança ingerir, em caso de contato com a pele ou com os olhos, lave com água corrente. Não espere muito tempo para levar ao hospital mais próximoEm afogamentos veja se ele está respirando, em caso positivo, deite o bebê sobre o lado esquerdo do corpo para ele expelir a água. Se não estiver respirando, faça respiração boca a boca e faça massagem cardíaca(imagem 3) e em seguida, procure atendimento médico com urgência. Nos choques se a criança ficar grudada na tomada, não toque nela primeiro, desligue a força, depois, use um cabo de vassoura, para separar seu filho da fonte de energia. Cheque se ele está respirando, pois pode ser necessário fazer uma massagem cardíaca. É importante a avaliação médica.

   O mais importante é evitar que os acidentes aconteçam, em breve falaremos como prevenir esses acidentes!

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários