O parto: a escolha e a preparação.





O momento do parto é uma oportunidade de crescimento, vivência da sexualidade, mergulho nas emoções, perda do controle e desestruturação espiritual. A mulher provavelmente irá sentir medo da dor, medo de morrer, medo de um parto traumático e o nascimento irá representar uma ruptura (o bebe não faz mais parte dela).

Por ser um momento tão importante e com tantos aspectos envolvidos, a escolha do tipo de parto muitas vezes se torna um dilema. A mulher precisa fazer uma escolha e muitas dúvidas passam pela sua cabeça, principalmente se for mãe de primeira viagem. Geralmente leva-se em conta na decisão, aspectos como: desejo/satisfação, dor,valores, recuperação, segurança e opinião médica.Para facilitar essa escolha a mulher deve informar-se o máximo possível, desde o inicio já conversar com seu médico e não deixar-se influenciar por opiniões das pessoas. Se for detectado algum problema de saúde na mãe ou no feto no pré-natal, isso poderá contra-indicar o parto que a gestante escolheu. Pode ocorrer ainda alguma intercorrência no momento do parto e ter que ser feito uma cesárea de emergência. Independente do tipo de parto escolhido a gravida deve estar preparada para essas situações que fogem ao seu controle. Seja qual for a forma que seu filho vier ao mundo com certeza será um momento marcante!

Outra coisa tão importante quanto a escolha do tipo de parto é a preparação para ele. Essa preparação dever ser física, emocional e informativa e é muito importante que seja realizado pelo casal, devendo ser iniciada o mais cedo possível. Existem muitos cursos preparatórios para o parto onde os mais variados temas são abordados. Os benefícios em se preparar são: envolvimento do pai na gestação, alivio de sintomas, diminuição de medos e ansiedades, ajuda o trabalho de parto, aumenta a capacidade decisória do casal, entre muitos outros. Alguns exercícios interessantes que a gestante pode realizar(com aval do obstetra e orientação de profissional) como preparação são:

1) Exercícios para postura, alongamento- ajuda no controle da dor das costas
2) Exercício de aeróbicos - ajuda a dar resistência 
3)Relaxamento, Yoga, mentalização, e visualizações- ajuda dando equilíbrio emocional
4) Massagem na coluna- ajuda no controle da dor
5) Exercícios na bola – ajuda na mobilidade da pelve
6)Exercícios de Kegel (contrair e relaxar os músculos ao redor da vagina e ânus)- acelera o período expulsivo e ajuda a evitar lacerações


Compartilhe:

Comentários